Resfriados...

Começou o outono e as variações de temperatura, é comum termos nessa época do ano manhãs e noites frias acompanhadas por tardes quentes. Segundo a filosofia oriental, nesse período do ano podem ocorrer resfriados causados pelo frio e vento e até mesmo pelo calor, que associados à uma baixa resistência física atingem o pulmão e as vias respiratórias.

Sintomas como cefaléia, dores nos membros, falta de apetite e cansaço são características dessa doença que também deve servir como sinal para avaliarmos se estamos vivenciando situações de tensão ou conflito em nosso trabalho ou meio social.

O fato de estar cansado e doente pode ser uma maneira para se afastar um pouco do trabalho e das pessoas e assim não ter que resolver problemas ou engolir situações - vale lembrar que algumas pessoas sofrem com dor e desconforto na garganta.

A acupuntura nessa situação funciona tanto para melhorar o mal estar causado pelo resfriado como para auxiliar no processo de tomada de consciência dos sentimentos que motivaram a doença. E ainda que os sintomas tenham diminuido é recomendável a moxabustão em alguns pontos de acupuntura para ativar o sistema imunológico e manter o bem estar do paciente, diminuindo assim a possibilidade de novos resfriados.

Cuidem-se!!
Beijos!!

Comentários

Postagens mais visitadas