Dieta sem glúten e sem leite

Gente,

Feliz ano novo :)

Gostaria de começar esse ano contando um pouco da dieta sem glúten e sem leite que eu estou fazendo para começar bem o ano.
Em dezembro de 2011 decidimos eu e o meu noivo fazer uma desintoxicação antes de enfiar o pé na jaca com as festas de final de ano.. hehehehe (foi exatamente o que aconteceu)
Não foi a primeira vez que eu fiz essa intervenção alimentar, minha mãe por mais de cinco anos fez a dieta sem glúten, até descobrir que o problema do intestino dela era o leite, e eu já tinha um pouco de experiência no assunto.
Também a minha irmã, recentemente, tinha feito a dieta com a nutricionista e me mandou várias orientações e receitas que tinham funcionado para ela e que continua usando (linda sempre)
Aqui em São Paulo também é ótimo para fazer a dieta, de todos os lugares que eu já morei, aqui se apresentou como um lugar excelente para fazer compras sem glúten, encontro quase tudo nas lojas especializadas em produtos naturais - como a Mundo Verde - além de vários sites especializados - como o chocolate Ouro Moreno que vende até ovos de páscoa sem leite, sem trigo e sem soja.

Claro, a parte mais difícil era seguir a dieta no dia-a-dia, cuidar para ver os ingredientes dos alimentos, ter sempre um lanchinho à mão e variar para não enjoar.
Basicamente meu café da manhã era composto por frutas, suco sem açúcar, biscoito de polvilho. O almoço era fácil de manter com arroz ou batata, uma proteína animal e verduras. Lanches incluíam sementes, frutas, pipoca doce ou arroz caramelizado japonês. E a janta eu gostava de fazer um sanduíche de pão sem glúten (tem de vários sabores: espinafre, cenoura, batata para vender na Mundo Verde) com salada e salsicha (cuidado que algumas tem glúten) ou presunto/peito de peru.
Dá pra ver que eu não estava caprichando muito para perder peso, mas a verdade é que essa alimentação era suficiente para que eu não tivesse fome e também diminuísse com o tempo a vontade de comer besteiras (hábito natural da minha pessoa desde que morei nos Estados Unidos dez anos atrás).
A ideia não era também ser radical, mas conforme as semanas iam passando, eu percebi que estava dormindo melhor, meu treino de escalada tinha evoluído, os intestinos estavam um maravilha e a roupa ficava cada vez mais confortável de usar... mais larguinha :)

Então depois de um mês certinho resolvemos comemorar o DETOX alimentar com uma bela pizza!!! hahahaha
Mas por um resultado não esperávamos, a nossa pizza preferida, calabresa com catupiry, simplesmente tinha deixado de ser tão deliciosa... até achamos que a pizzaria estava com problemas... mas daí percebemos que era a gente mesmo que tinha mudado... o sabor que nos satisfazia já não era mais aquele.. bizarro...
Mas logicamente que comemos toda a pizza e seguimos comendo pizza, cachorro quente, macarrão, panetone, sorvete e chocolate pelas próximas três semanas de férias... hehehehe
Aí que ficaram evidentes as diferenças, voltei a sentir azia e dor no estômago, hálito ruim, intestinos desregulados, pesadelos durante o sono e claro que veio a dor de garganta (certamente associada à todo o convívio familiar do período), mas estava realmente me sentindo desequilibrada...
Todo esse mal estar só passou quando voltei para minha casa em São Paulo no começo do ano e retornei à dieta sem glúten e sem leite, atualmente sem ser tão radical (olha que eu sou alemã ruim) e permitindo alimentos com pouco trigo e leite (hj almocei muito bem em um restaurante indiano/vegetariano perto da av. paulista).
Mas a diferença de continuar a não comer trigo e leite no meu dia-a-dia me empolgou a escrever sobre essa dieta no blog e também à buscar mais informações sobre esse assunto.

Devido à minha formação em Medicina Tradicional Chinesa, já tinha consciência de que o leite tem a capacidade de gerar "umidade" no organismo, quer dizer que acaba sobrecarregando o estômago e deixando a mente ansiosa. É muito comum os pacientes que topam retirar o leite da dieta por uma semana relatarem estarem se sentindo mais tranquilos e com menos fome, pois o estômago vai ficando mais equilibrado.

A experiência de já ter feito dieta sem glúten anteriormente também me ajudou na hora de saber como substituir os alimentos e saber como equilibrar os alimentos para não ficar morrendo de fome. Mas os resultados que obtive com a dieta ainda me impressionaram.

Descobri o movimento quinta sem glúten do site come-se.com que apresenta deliciosas receitas bem fáceis de fazer - ensina a fazer a farinha sem gúten. E que me empolgaram até a comprar um liquidificador aqui pra casa :)

Fiquei admirada com uma postagem apresentando riscos dessa dieta se feita sem acompanhamento profissional (cuidado que o interesse mercantil do trigo é grande) e também livros publicados sobre o assunto como Glúten e obesidade: a verdade que emagerece e o mais impressionante de todos: Autismo Esperança pela Nutrição que apresenta como a dieta sem glúten e sem caseína (presente no leite) ajuda no tratamento de pacientes autistas. Já existem pesquisas com resultados preliminares demonstrando os benefícios da dieta nos aspectos subjetivos desses pacientes. Interessante demais, não?!

Aprendi muito com essa desintoxicação que começou como uma brincadeira :)
Pensei em dividir essas informações com vcs, aproveitem para ler mais nos seguintes sites:

http://www.vidasemglutenealergias.com/o-status-atual-da-dieta-sem-gluten-sem-caseina-no-tratamento-do-autismo/171/
http://dietasgsc.blogspot.com/p/dieta-sgsc-e-autismo.html
http://come-se.blogspot.com/2010/12/quinta-sem-trigo-5-biscoitos-de.html

Obrigada,
Beijos

Comentários

Jéssica Vereda disse…
Cunhadinha linda :D
Amei o Blog, e to contigo na dieta sem glúten e sem leite...
Embora seja mais difícil controlar quando se está na casa de amigos etc..Acho que estou me saindo muito bem!!!!! E me sentindo muito melhor :D
Minha inspiração é vc!!!!! Bjuuuuuuuus Amooooo um montão!
Janete Cortez disse…
Mari,sou celíaca e conheço já toda essa história do sem glúten. Só que, no meu caso, engordei após retirar o glúten da alimentação. E sou rigorosa, não como nem uma casquinha de pão, pois sei que voltarei a sentir todos os sintomas que me castigaram durante anos e anos. Infelizmente, os médicos não descobriam o que eu tinha e cheguei a pesar 35 kg. Graças a Deus, o gastro Dr. Carlos Uzum me pediu vários exames e diagnosticou a doença celíaca. A vida sem glúten não é fácil, mas perfeitamente viável, só que muito custosa. Espero que isso mude um dia e que tenhamos mais produtos nos mercados comuns.
Jéssica linda :) Força aí!! Segue a meta!! hehehe

Olá Janete,
Muito obrigada pelo seu comentário :)
Claro que a situação fica mais delicada quando é realizado o diagnóstico de doença celíaca, minha mãe também teve que fazer a dieta por mais de 5 anos, e o processo tem mesmo que ser bem rigoroso. Mas sabe que especialmente por hoje termos mais casos de doença celíaca que se está melhorando o conhecimento sobre os malefícios do excesso de glúten no organismo. O próprio glúten mudou, é diferente daquele de anos atrás que oferecia menos riscos, especialmente de inflamação dos intestinos.
No seu caso, vc tem também alguma alergia ao leite? Se pensarmos as alergias de uma maneira alternativa, podemos também refletir se existe alguma relação emocional com a alergia... especialmente naqueles casos em que a retirada do alérgeno não é suficiente para diminuir o mal estar... é comum também algumas pessoas ganharem peso quando iniciam uma dieta restritiva "obrigatória", uma pela dificuldade inicial de balancear os alimentos e outra pela insegurança do processo, pela dificuldade de aceitar essa mudança... situações também bastante delicadas... Mas agora o seu peso já está do seu gosto? vi que as poesias são lindas :)
Desculpe se me intrometi em algum aspecto, mas são reflexões que proponho, dentro de diferentes racionalidades médicas, para melhor entender cada organismo...
Um grande abraço,
Mariana
Rocio disse…
Eu acho que isso é algo muito difícil de fazer, especialmente quando temos um oefrta muito boa refeição e engorda no país, no momento eu não Voya qualquer dieta e vou continuar indo para comer no restaurantes em são paulo

Postagens mais visitadas